Tamanho do texto

Arquivo Permanente

Arquivo Central / Universidade de Brasília.  Local da fotografia: Arquivo Central.  Data: 05 de setembro de 2014 Arquivo Central / Universidade de Brasília. Local da fotografia: Arquivo Central. Data: 05 de setembro de 2014

A Coordenação de Arquivo Permanente (COAP) tem como finalidades custodiar e dar acesso aos documentos de caráter permanente oriundos das atividades meio e fim da Universidade de Brasília.

O acervo arquivístico de caráter permanente da FUB/UnB é aquele preservado por seu caráter de testemunho, prova, referência ou fonte de pesquisa. Embora por lei seja dever do Arquivo Nacional guardar e dar acesso à documentação de caráter permanente das IFES, são estas que têm, de fato, assumido a responsabilidade pela guarda física e a cogestão do acesso e da divulgação das informações referente a esses acervos.

Assim, a Coordenação de Arquivo Permanente é responsável, dentre outras atividades, por estabelecer procedimentos padronizados de recolhimento, organização, tratamento, descrição e divulgação dos documentos de caráter permanente; dar parecer sobre doações e incorporações ao acervo do Arquivo Central.

O acervo permanente, sob custódia do Arquivo Central, é constituído de conjuntos documentais da Administração Superior (Reitoria, Conselhos e Decanatos), Institutos e Faculdades, Centros de Pesquisa, órgãos complementares e demais unidades de apoio administrativo e acadêmico, produzidos desde 1962, que abrangem documentos, em sua maioria, textuais e fotográficos.

A consulta ao arquivo permanente é de acesso livre, exceto a documentação que contém informações de caráter privado e/ou sigiloso, conforme a Lei de Acesso à informação nº 12.527, de 18 de novembro de 2011.

Acesse aqui o formulário de consulta ao acervo