Documentos

Documentos dispositivos, testemunhais e informativos do Arquivo Central da Universidade de Brasília.

Instrumentos de pesquisa, tais como guias, inventários e catálogos (em meio impresso ou digital), descrevem conjuntos documentais do acervo permanente e tem como objetivo fornecer elementos de descrição em vários níveis que permitam aos usuários conhecer as diversas modalidades de abordagem ao acervo. O último Guia foi publicado em 2012 quando o ACE ainda era o Centro de Documentação da UnB (CEDOC), ele apresenta uma visão panorâmica do Fundo FUB/UnB e das suas respectivas seções (subfundos).

 

 

Arquivo Central da UnB inicia ações de seu novo Planejamento Estratégico

 

 

O Arquivo Central da Universidade de Brasília (ACE) iniciou a elaboração de seu planejamento estratégico juntamente com a Diretoria de Planejamento (DPL) do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO) no ano de 2017. Por meio deste projeto, foram estabelecidos objetivos, indicadores e metas para as ações do ACE entre os anos de 2018 a 2022.

 

Posteriormente o arquivo promoveu um detalhamento maior do planejamento estratégico e passou a utilizar o sistema REDMINE, que é um sistema de gerenciamento de projetos, para gerenciar prazos e responsabilidades distribuídas internamente pela equipe do ACE.

 

O primeiro produto a ser entregue como resultado dessas ações será a Política Arquivística da UnB, que está sendo elaborada com o objetivo de gerar uma série de benefícios e melhorias na gestão dos documentos e da memória da Universidade.

 

Para levantamento das diretrizes da Política Arquivística, o ACE criou três grupos de trabalho: um de Gestão de Documentos, um de Preservação e outro de Difusão e Acesso. As ações desses grupos já foram iniciadas no mês de fevereiro de 2018 e as expectativas são ambiciosas quanto aos frutos deste trabalho.

 

Outras ações do ACE também foram incluídas na mesma lógica de planejamento estratégico e deverão ser iniciadas em breve. A Direção do Arquivo Central acredita que, por meio de maior organização e com o estabelecimento de objetivos, responsabilidades e prazos claros, será possível alcançar resultados mais efetivos e positivos nos próximos anos.