dia arquivista

Parabéns, Arquivistas!!!

O Arquivo Central parabeniza os arquivistas que atuam na Universidade de Brasília, bem como congratula todos os demais que trabalham em entidades públicas e privadas pelo Brasil, gerindo e preservando os documentos arquivísticos.

Na UnB, os profissionais de arquivo são os responsáveis pela gestão e preservação da documentação institucional, facilitando o acesso e a divulgação das informação para a sociedade. O trabalho realizado pelos arquivistas apoia a tomada de decisão pela administração; constrói e preserva a memória institucional; e também auxilia no desenvolvimento científico e tecnológico da Universidade de Brasília.

Em reconhecimento às atividades prestadas pelo ACE, o Diretor do Arquivo, Rodrigo de Freitas Nogueira, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do DF em comemoração ao Dia do Arquivista. "Esse reconhecimento só é possível com a atuação e trabalho em equipe, tenho um grande orgulho de fazer parte da equipe do Arquivo Central", destaca o Diretor.

Hoje é um dia especial para que cada arquivista possa relembrar de que a sua formação acadêmica os prepara para colaborar com o desenvolvimento da sociedade, preservando direitos e memórias; e com a transparência informacional, oferecendo acesso e difusão das informações contidas em documentos, vitais para que as instituições e as pessoas alcançem seus objetivos.

A solenidade da Câmara Legislativa do DF em comemoração ao Dia do Arquivista pode ser acompanhada aqui: