Dia Internacional das Mulheres

Oito de março é comemorado o Dia Internacional das Mulheres, a data foi oficializada no ano de 1975 pela Organização das Nações Unidas, reflexo dos movimentos sociais daquele período, que reivindicavam melhores condições trabalhistas, respeito e dignidade.

Atualmente, o Dia Internacional das Mulheres evidencia a necessidade de reflexão sobre as condições femininas nas diversas esferas existentes, a luta contra o machismo, a violência, o feminicídio, a discriminação e outras injustiças ainda presentes. A data também serve de marco para celebrar as conquistas, relembrar aquelas que foram vítimas de violência e continuar a luta pela garantia de seus direitos.

Neste sentido, a Universidade de Brasília tem papel importante, pois é um espaço que permite o debate dessas questões e contribui para a visibilidade e a promoção da igualdade de gênero. Na UnB, elas fazem a diferença, realizam desde atividades rotineiras a atribuições de alta complexidade, como participar da gestão da Universidade.

Além de ocuparem cargos da Alta administração da UnB, elas desenvolvem o seu lado artístico, cuidam de seus orientandos, produzem pesquisa, transmitem conhecimento, são autoras de sua própria história! São inúmeras... Não conseguimos nomear todas, mas, podemos afirmar que foram e são essenciais.

Parte dessa trajetória está registrada em documentos custodiados pelo Arquivo Central da Universidade de Brasília. Dentre eles, está a coleção da professora Helena Barcellos, que reúne documentos dos gêneros bibliográfico, filmográfico, iconográfico, sonoro e textual.

Na UnB, Helena Ribeiro Sanches Barcellos foi responsável pela criação do curso de Artes Cênicas. Ela atuou como Coordenadora de Habilitação de Artes Cênicas e Chefe do Departamento de Desenho do Curso de Educação Artística, Desenho e Plástica. Seu trabalho foi primordial para o desenvolvimento do curso de Artes Cênicas na UnB. Em homenagem, o Instituto de Artes possui um Teatro no Departamento de Artes Cênicas que leva o seu nome.

Também possuímos parte do acervo de outra artista, a educadora Stella Maris de Figueredo Bertinazzo. Ela atuou no Departamento de Artes Visuais, foi responsável pela organização do Ateliê de Xilogravura, e desenvolveu pesquisas na área da gravura.

Dispomos de registros fotográficos da produção de xilocalendários do ano de 1996 e documentos que tratam do processo de pesquisa da Xilografia pela professora Stella Maris.

Elas fazem a diferença

Abaixo apresentamos algumas fotografias de nosso acervo fotográfico.

Estudante do curso de Artes/Arquitetura realizando trabalho manual na aula de xilogravura. O registro foi realizado entre os anos 60/70 na UnB. Foto 00113_32 - ACE UnB.

Na imagem, observamos crianças recebendo orientações de uma mulher durante a Semana Universitária da UnB, no pátio interno da Faculdade de Saúde. Foto 01271_33 - ACE UnB.

02147 01

Apresentamos a professora Lenora Gandolfi, da Faculdade de Medicina. Ela verifica uma lâmina, durante a execução de suas pesquisas sobre a doença celíaca. Atuou na UnB entre 1978 e 2003. No ano de 2012, Lenora Gandolfi recebeu o título de Professora Emérita devido as suas contribuições para o campo da Medicina. Foto 02147_01 - ACE UnB.

00439 04

Natural da Polônia, Fayga Ostrower, artista plástica, discursa durante o Encontro de Ensino das Artes em 1986, no Instituto Central de Artes. Fayga atuou como gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, teórica da arte e professora. Foto 00439_04 - ACE UnB.

00991 01

Essa é Norma Suely J. de Araujo, foi Secretária do Reitor Cristovam Buarque. Faz uma pausa para sorrir enquanto escreve em seu caderno. Foto 00991_01 - ACE UnB.

Reconhece alguém nas fotografias? Nos ajude a identificar o nosso acervo! Para saber mais sobre os documentos citados acima, acesse www.atom.unb.br ou entre em contato conosco pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Referências:

Forbes, 2022.

Exame, 2023.

Estamos disponíveis pelos canais:

Instagram: @unb.ace https://www.instagram.com/unb.ace/

Facebook: UnB.ACE Arquivo Central - UnB | Facebook