Arquivo Central completa 10 anos de existência

Criado em 2014, por meio da Resolução do CONSUNI nº 02 de 19 de fevereiro de 2014, o Arquivo Central (ACE) completa dez anos de existência. Órgão de natureza complementar da Fundação Universidade de Brasília (FUB/UnB), é responsável pela proposição e implementação da política arquivística da FUB/UnB, da coordenação de seu Sistema de Arquivos (SAUnB), do desenvolvimento da gestão de documentos arquivísticos e sua preservação, visando facilitar o acesso e a divulgação das informações.

Ao longo desse percurso, tivemos muitos desafios e também muitas conquistas. Em 2023, o ACE recebeu a visita da Administração superior que ouviu as demandas dos servidores da unidade. No mesmo ano, o Arquivo Central recebeu novas instalações, agora estamos localizados no Bloco 3 do antigo complexo do CEBRASPE, ao lado do Centro de Ensino a Distância - CEAD (Bloco 1) e da Secretaria de Infraestrutura (Bloco 2).

Abaixo, apresentamos um resumo na nossa trajetória:

Nossa história

• CRIAÇÃO

O Arquivo Central foi criado durante a gestão da professora Cynthia Roncaglio pela Resolução do Conselho Universitário nº 0002/2014. Movimento iniciado desde o ano de 2011, com a reestruturação administrativa universitária (REUNI), na gestão da arquivista Tânia Maria M. Pereira.
    aniversario folha 2014

• REGULAMENTAÇÃO

Aprovação do Regimento Interno do Arquivo Central da UnB, pela Resolução do Conselho Universitário nº 0019/2015; publicação do Manual de Gestão de Documentos da UnB e diagnóstico da situação arquivística da Universidade de Brasília.
    aniversario livro2

• NOVOS PROFISSIONAIS DE ARQUIVO

De 2015 a 2018, o ACE recebeu novos servidores advindos do concurso realizado ainda em 2015. Ao todo, entraram dez Arquivistas e sete Técnicos em Arquivo.

• DIGITALIZAÇÃO

Adoção do Processo Eletrônico Nacional na Universidade de Brasília. O ACE teve destaque no processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) por meio do Projeto UnBDigital.
    aniversario SEI

• NOVA DIREÇÃO

Ato da Reitoria nº 0015/2017 transfere a direção do Arquivo Central da professora Cynthia Roncaglio para o servidor técnico Rodrigo de Freitas Nogueira.
    aniversario rodrigo

• GESTÃO DE DOCUMENTOS

Aprovação do Programa de Gestão de Documentos do Arquivo Central.
    aniversario prog gestao

• PRESERVAÇÃO

Aprovação do Programa de Preservação de Documentos do Arquivo Central.

• POLÍTICA ARQUIVÍSTICA

Publicação da Política Arquivística da Universidade de Brasília, fruto dos trabalhos iniciados em 2018, a Política foi apresentada à comunidade universitária por meio da Resolução do Conselho de Administração nº 0004/2020.

• GRUPOS DE TRABALHO

Criação de Grupos de Trabalho para elaboração de Plano de Gerenciamento de Risco para o Arquivo Central e Diagnóstico referente aos impactos da LGPD no âmbito do Arquivo Central. Atos do ACE Nº 001 e Nº 003/2021.

• GRUPOS DE TRABALHO

Formação de Grupos de Trabalho para realização de Diagnóstico situacional e para a proposição de ações de expansão e melhoria dos serviços relacionados com ensino, pesquisa e extensão oferecidos pelo Arquivo Central da Universidade de Brasília e Diagnóstico da gestão de documentos especiais na Universidade de Brasília. Atos do ACE Nº 013 e Nº 022/2022.

• NOVAS INSTALAÇÕES

Agora, em um espaço mais amplo. Mudança do prédio Multiuso I para o Prédio 3 do antigo Complexo do Cebraspe.
    aniversario novo predio

• COMEMORAÇÃO

Hoje, 19 de fevereiro, comemoramos 19 anos do Arquivo Central da Universidade de Brasília.

2024

E tudo isso, só foi possível com a sua participação! Conheça as pessoas que fizeram/fazem o Arquivo Central da Universidade de Brasília:

Estamos disponíveis pelos canais:

Instagram: @unb.ace https://www.instagram.com/unb.ace/

Facebook: UnB.ACE Arquivo Central - UnB | Facebook