aula expositiva 1

No dia de ontem (18/10/2019), o Arquivo Central da Universidade de Brasília, representado pelo Coordenador de Arquivo Permanente, Rafael Rosa, realizou aula expositiva na disciplina "Conservação e Restauração de Documentos" do curso de Arquivologia da Faculdade de CIência da Informação - FCI.

aula expositiva 2

O Coordenador Rafael abordou o tema de conservação preventiva de fotografias e filmes, bem como o de conservação de documentos iconográficos e audiovisuais. Foram apresentadas as caracterísitcas gerais desses documentos; os fatores que causam sua deterioração; e as orientações básicas de higienização, acondicionamento, entre outras. Para ilustrar, foram expostos exemplos, em especial da UnB, que mostraram para os alunos a importância e os desafios para a conservação e preservação de documentos de arquivo.

O Arquivo Central recebe a cada semestre alunos para a realização das disciplinas de Estágio Supervisionado I e II, em que ocorrem, entre outras, ações de conservação e de preservação.