Posts juntos

O Arquivo Nacional promove, desde 2017, a Semana Nacional de Arquivos (SNA): ação anual de difusão e promoção dos arquivos brasileiros por meio da mobilização do setor para a realização de uma temporada de eventos em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos, em 9 de junho.

Para esta 6ª Semana Nacional de Arquivos (2022), o Arquivo Central (ACE) da Universidade de Brasília (UnB) realiza uma mostra com fotografias de seu acervo histórico por meio de pôsteres espalhados pelo Campus Darcy Ribeiro. Essas artes destacam locais da Universidade em diversos momentos desses 60 anos da UnB. Vocês encontrarão pôsteres ao longo do Instituto Central de Ciências (ICC); na Reitoria; na Faculdade de Tecnologia (FT); na Faculdade de Educação (FE); no prédio Multiuso I, onde o ACE está localizado; e na Biblioteca Central (BCE), onde encontra-se a exposição de todos esses pôsteres.

Concomitante à exposição dos pôsteres na BCE, também é realizada a projeção de outras fotografias do acervo histórico, bem como a exibição do filme de 1970, “Universidade de Brasília: primeira experiência em pré-moldado”, dirigido por Heinz Forthmann. A partir das 17h30, na parede externa do Bloco A do Multiuso I, também ocorre a exibição das fotografias históricas do acervo na UnB.

Essas ações fazem parte de um conjunto de eventos que o Arquivo Central da UnB se propôs a realizar em comemoração aos 60 anos da Universidade de Brasília. O ciclo teve início no ano passado (2021) com o “IX Workshop de Gestão de Documentos da UnB”, realizado no dia 16 de dezembro; depois, a ação “aniversário de 60 anos da UnB”, em que o ACE realizou uma linha do tempo com fotografias históricas da UnB; agora, com a “6ª Semana Nacional de Arquivos”; e, por fim, outras ações ao longo do segundo semestre encerrando as comemorações com o "X Workshop de Gestão de Documentos" a ser realizado em dezembro de 2022.